Sabe por que muitas mulheres sofrem por muito tempo a dor da separação? Algumas, muitas vezes não conseguem voltar a viver depois de uma separação. E sabe porquê?
Porque não temos menor ideia do que fazer depois da separação. Como enfrentar esse processo, como se comportar, como lidar com o medo, incertezas, insegurança, com o desconhecido. Não somos preparadas para separar.
Desde criança aprendemos que iremos conhecer o príncipe encantado, a alma gêmea, a cara metade que vai nos completar e seremos felizes para sempre.
E a nossa energia é voltada para isso, encontrar alguém, para ser escolhida por alguém, casar, ter filhos, construir uma família, ter um pet e viver até que a morte nos separe.
E de repente, somos impactadas com a separação, que nos tira a estrutura, o chão. Tudo aquilo que acreditamos cai por terra, rui, nos deixando desnorteadas, sem rumo, com medo e sem saber o que fazer.
O desespero é tão grande que o movimento comum é querer voltar para o ex, se agarrar ao que é conhecido, negociar qualquer coisa para voltar, mesmo sendo ruim, mas é um ruim que eu já sei como funciona e é mais seguro, conhecido.
Como disse Marco Túlio Cícero: “Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável”. Aprendemos a aceitar menos por acreditar que é assim mesmo.
Agora o futuro pós separação, é totalmente desconhecido e desperta os piores medos, dúvidas, incertezas, culpa, mágoas, enfim uma série de emoções. E agora? Como viver? Que caminho seguir? Socorrooooo!!! Bate um desespero né?
Saiba que tem saída, e você pode ter um futuro melhor. Mesmo que você não consiga ver ainda, porque quando estamos imersas no sofrimento, o futuro costuma ser negativo, triste e de mais dor, o que faz aumentar a ansiedade, a tristeza e a desesperança. Pensamento do tipo: “Por que comigo?
O que eu fiz de tão ruim” é comum aparecer, junto com a culpa e sensação de fracasso.
Quando as minhas clientes não conseguem visualizar um futuro positivo, acreditam que esse sofrimento nunca vai passar, eu costumo dizer para tirar o foco no futuro distante e focar em pequenos passos no hoje para começar a caminhar para um futuro mais próximo, pois tudo é novo.
Então precisará de tempo para ser construído e tem tanta coisa no hoje para ser resolvido, curado que nem vale olhar para o futuro ainda.
A separação representa uma quebra no script da vida que acreditávamos que era o certo seguir que incluía casar, ter filhos e viver juntos até o fim da vida.
Então precisamos a partir dessa quebra construir um novo script, procurando rever conceitos, crenças, valores, a própria identidade. Além de ter que lidar com o próprio processo de separação que nem sempre é consensual.
A sensação é que se está numa tempestade não é mesmo? Era assim que eu me sentia, numa tempestade, mas eu acreditava que iria passar e que no final viria o arco, íris.
Para sair dessa tempestade eu procurei ajuda, porque sabia que sozinha eu não conseguiria sair. Então a dica que te dou é procure ajuda, pode ser de amigos, familiares, psicóloga.
A terapia me ajudou muito a pensar sobre o relacionamento, ter certeza que estava na hora de seguir em frente, porque eu tinha medo de me arrepender.
E depois eu tive a oportunidade de lidar com os outros medos: de não dar conta, de fracassar, de ficar sozinha. Foi uma grande mudança na vida, onde revi todos os conceitos, projetos, valores de vida.
Por isso hoje eu me dedico a atender online mulheres que estão passando por esse processo de separação.