Blog PÓS SEPARAÇÃO

Simone Arruda | Psicóloga
CRPDF 01/13114

Por que sofremos por muito tempo a dor da separação?

A nossa energia é voltada para encontrar alguém, para ser escolhida, casar, ter filhos, construir uma família, ter um pet e viver até que a morte nos separe.

Compartilhe essa postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Sabe por que muitas mulheres sofrem por muito tempo a dor da separação? Algumas, muitas vezes não conseguem voltar a viver depois de uma separação. E sabe porquê?

Porque não temos menor ideia do que fazer depois da separação. Como enfrentar esse processo, como se comportar, como lidar com o medo, incertezas, insegurança, com o desconhecido. Não somos preparadas para separar.

Desde criança aprendemos que iremos conhecer o príncipe encantado, a alma gêmea, a cara metade que vai nos completar e seremos felizes para sempre.

E a nossa energia é voltada para isso, encontrar alguém, para ser escolhida por alguém, casar, ter filhos, construir uma família, ter um pet e viver até que a morte nos separe.

E de repente, somos impactadas com a separação, que nos tira a estrutura, o chão. Tudo aquilo que acreditamos cai por terra, rui, nos deixando desnorteadas, sem rumo, com medo e sem saber o que fazer.

O desespero é tão grande que o movimento comum é querer voltar para o ex, se agarrar ao que é conhecido, negociar qualquer coisa para voltar, mesmo sendo ruim, mas é um ruim que eu já sei como funciona e é mais seguro, conhecido.

Como disse Marco Túlio Cícero: “Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável”. Aprendemos a aceitar menos por acreditar que é assim mesmo.

Agora o futuro pós separação, é totalmente desconhecido e desperta os piores medos, dúvidas, incertezas, culpa, mágoas, enfim uma série de emoções. E agora? Como viver? Que caminho seguir? Socorrooooo!!! Bate um desespero né?

Saiba que tem saída, e você pode ter um futuro melhor. Mesmo que você não consiga ver ainda, porque quando estamos imersas no sofrimento, o futuro costuma ser negativo, triste e de mais dor, o que faz aumentar a ansiedade, a tristeza e a desesperança. Pensamento do tipo: “Por que comigo?

O que eu fiz de tão ruim” é comum aparecer, junto com a culpa e sensação de fracasso.

Quando as minhas clientes não conseguem visualizar um futuro positivo, acreditam que esse sofrimento nunca vai passar, eu costumo dizer para tirar o foco no futuro distante e focar em pequenos passos no hoje para começar a caminhar para um futuro mais próximo, pois tudo é novo.

Então precisará de tempo para ser construído e tem tanta coisa no hoje para ser resolvido, curado que nem vale olhar para o futuro ainda.

A separação representa uma quebra no script da vida que acreditávamos que era o certo seguir que incluía casar, ter filhos e viver juntos até o fim da vida.

Então precisamos a partir dessa quebra construir um novo script, procurando rever conceitos, crenças, valores, a própria identidade. Além de ter que lidar com o próprio processo de separação que nem sempre é consensual.

A sensação é que se está numa tempestade não é mesmo? Era assim que eu me sentia, numa tempestade, mas eu acreditava que iria passar e que no final viria o arco, íris.

Para sair dessa tempestade eu procurei ajuda, porque sabia que sozinha eu não conseguiria sair. Então a dica que te dou é procure ajuda, pode ser de amigos, familiares, psicóloga.

A terapia me ajudou muito a pensar sobre o relacionamento, ter certeza que estava na hora de seguir em frente, porque eu tinha medo de me arrepender.

E depois eu tive a oportunidade de lidar com os outros medos: de não dar conta, de fracassar, de ficar sozinha. Foi uma grande mudança na vida, onde revi todos os conceitos, projetos, valores de vida.

Por isso hoje eu me dedico a atender online mulheres que estão passando por esse processo de separação.

Simone Arruda

Simone Arruda

Psicóloga há 16 anos, especialista em pós separação, pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental e em Dinâmica dos grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos.

Sou professora de Eneagrama pela EPTP – Enneagram Professional Training Program, Co-autora do Livro “A Bíblia do Coaching”.

Com mais de 5.000 horas ministrando treinamentos comportamentais e mais de 2000 vidas impactadas

Novidades

7 formas de lidar com a ansiedade pós fim de relacionamento

Não importa que tipo de relacionamento você estava, se era ruim ou não. O fim de um relacionamento sempre é...

Leia Agora

Meu ex começou a namorar e agora?

Muitas mulheres relatam a angústia que sentem só de pensar nisso acontecendo, dor no peito, falta de ar aparecem.

Leia Agora

3 dicas de como superar a dependência emocional

Somos seres sociais, e se relacionar com pessoas, faz parte da nossa vida, é bom ter alguém para compartilhar.

Leia Agora

Eu casei para ser para sempre

Digo que valeu a pena, não me arrependo de ter casado, de viver o que vivemos, porque eu sinto que...

Leia Agora

Por que sofremos por muito tempo a dor da separação?

A nossa energia é voltada para encontrar alguém, para ser escolhida, casar, ter filhos, construir uma família, ter um pet...

Leia Agora

Será que eu dou uma segunda chance para o ex?

É comum nos términos a tentativa de retomar a relação, o movimento ioiô ou os flashes backs. Esse movimento acaba...

Leia Agora

Por que os relacionamentos terminam?

As relações não terminam do nada e o relacionamento tem uma dinâmica própria que não é só a soma de...

Leia Agora

Existe vida pós separação?

Acredite é possível estar feliz e triste ao mesmo tempo, triste pelo término e feliz pela vida nova que floresce.

Leia Agora

Inscreva-se Junte-se as mulheres que descobriram que a Separação não é uma tragédia, mas viver infeliz em um relacionamento sim.

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Este blog é dedicado a mulheres que assim como eu passaram ou estão passando pela separação, e de certa forma sofrendo, agora estou aqui para te ajudar a acelerar esse processo sem passar por todo o sofrimento que pode estar te esperando.

visite minhas redes

© Simone Arruda – Todos os Direitos Reservados | Produzido por Leadclinic